O divórcio é uma jornada complexa e única para cada indivíduo envolvido, representando um processo de mudança que pode estender-se ao longo de um período considerável, envolvendo diversos desafios. A forma como o divórcio afeta cada pessoa e a necessidade de apoio variam consideravelmente. O processo do divórcio está intrinsecamente associado ao sofrimento tanto para os indivíduos quanto para as famílias, manifestando-se numa diminuição da satisfação com a vida, problemas de saúde e angústia psicológica prolongada. No entanto, os divorciados não constituem um grupo uniforme. Enquanto alguns enfrentam dificuldades persistentes e angústia relacionada ao divórcio, muitos conseguem recuperar-se e adaptar-se à nova realidade da separação. Assim, a gravidade das consequências do divórcio depende de vários fatores, incluindo a avaliação do relacionamento que está a aproximar-se do fim.

 

A partir de uma perspectiva do divórcio-stress-ajustamento, é visto que indivíduos que estavam em relacionamentos caracterizados por infelicidade e conflitos constantes, muitas vezes experimentam um aumento na satisfação com a vida após o divórcio, podendo sentir um alívio e considerar o término como um passo necessário para o seu próprio bem-estar. Por outro lado, casais que estavam em relacionamentos menos conflituosos podem enfrentar dificuldades adicionais ou sentimentos ambíguos em relação à sua satisfação com a vida após o divórcio.

 

Desta forma, o processo de ajustamento após o divórcio é influenciado por uma variedade de fatores individuais, contextuais e emocionais. É crucial perceber como se está a vivenciar o divórcio e seu impacto na vida e na família. Na Psitrust, há profissionais especializados em divórcio que podem auxiliar nesse momento de crise.Marque a sua consulta aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *